top of page

Melanie Gaydos. Este nome diz-lhe alguma coisa? 

 

Melanie Gaydos é para muitos uma desconhecida, mas no mundo da moda está a tornar-se numa referência. É modelo e vive em Nova Iorque e está a romper com todos os preconceitos e estereótipos que blindam o mundo da moda. 

 

Uma condição genética rara torna-a diferente e valoriza-a no mercado. É careca e não tem dentes, mas isso não a tem impedido de fazer sucesso nas passerelles internacionais e de aparecer em dezenas de capas de revista da especialidade. Melanie participou este ano em vários desfiles da semana da moda de Nova Iorque e é requisitada para dezenas de sessões fotográficas. 

 

"Nasci com uma mutação genética chamada displasia ectodérmica, que afecta o meu cabelo, os dentes, a pele e as unhas", disse a modelo à estação de televisão britânica BBC. 

 

Mas a vida desta modelo nem sempre tem sido pautada pelo estrelato. "Uma das minhas lembranças mais antigas é a de um estranho a olhar para mim e a fazer perguntas à minha família sobre o meu aspecto", confessa. 

 

Melanie diz que nem sempre conseguia compreender porque olhavam para ela de maneira diferente, tratando-a com desigualdade. "Na escola tinham medo de mim. Não cheguei a ter amigos quando era criança e durante a adolescência", termina. 

 

 

 

 

Sabe quais os melhores sítios para contemplar as estrelas? O Alqueva está na lista 

 

O turismo astronómico está na moda e é já uma tendência. A esse propósito, a Trivago seleccionou os 10 melhores destinos do mundo para observar as estrelas.O Alqueva, no Alentejo,  está entre os eleitos.  

 

Em muitos destinos as atividades especializadas na observação de estrelas multiplicaram-se, assim como as empresas que se dedicam a esta actividade. A Trivago elegeu 10 destinos mundiais onde é possível fazer turismo astronómico, tendo em conta tanto os roteiros internacionais como a oferta de actividades de lazer. 

 

Espreite aqui a lista com os melhores destinos para observar as estrelas: 

 

Ilhas Canárias (Espanha)

Para além de praias de sonho e paisagens deslumbrantes, este arquipélago é também um dos melhores lugares do mundo para observar o universo graças à qualidade dos seus céus estrelados, tornando assim as ilhas de La Palma e Tenerife excelentes destinos turísticos astronómicos. 

 

Grande Lago do Alqueva (Portugal)

A região do Grande Lago do Alqueva, no Alentejo, é um lugar de elição para ver estrelas, constelações e galáxias distantes, durante a maior parte do ano. Foi o primeiro destino Starlight no mundo e esta distinção conseguiu unir os municípios do Alqueva para preservar esse recurso especial, tomando medidas sobre a intensidade da iluminação pública, bem como a criação da Star Party Alqueva, um evento onde tudo gira à volta das estrelas e da observação astronómica.

 

Havelland (Alemanha)

Na região de Havelland é possível desfrutar de muitas atividades culturais e, cada vez mais, de atividades relacionadas com o Astronomia: o seu parque natural foi reconhecido pela IDA - Associação Internacional do Céu Escuro, tornando assim o Parque Natural do Westhavelland uma verdadeira atração da cidade.

 

Península de Iveragh (Irlanda)

Conhecido pelo Anel de Kerry, uma rota turística popular em torno da península, esta área é uma parte remota da Irlanda, com pequenas aldeias, praias desertas, vestígios arqueológicos, castelos e parques nacionais. A reserva Kerry International Dark-Sky foi a primeira com este estatuto na Irlanda, tendo inclusivamente alcançado a medalha de ouro, única da Europa. As montanhas Kerry e o Oceano Atlântico protegem a poluição luminosa, tornando possível ver, a partir deste ponto, a Via Láctea e a galáxia Andrómeda.

 

Islândia

A Islândia é um lugar mágico, cheio de tradições e mitos, conhecida pela sua natureza indómita. Todo o país tem contaminação de luz baixa graças às muitas regiões desabilitadas, tornando-o assim num local ideal para observar estrelas. São, no entanto, as auroras boreais o fenómeno que atrai o maior número de turistas. As opções oferecidas pela ilha são várias, desde caminhadas a glaciares e vulcões até visitas a locais históricos, para não mencionar a multiplicidade de actividades organizadas em torno da aurora boreal - fenómeno que pode ser visível em qualquer época do ano enquanto houver escuridão, mas que tem mais visibilidade em Setembro e Abril.

 

Deserto do Namibe (Namíbia)

O continente africano é praticamente na sua totalidade um santuário da natureza, livre de poluição luminosa e ideal para ver claramente as estrelas. As reservas estabelecidas para proteger e conservar o património natural são lugares perfeitos para admirar o céu estrelado, sendo a Reserva Natural NamibRand uma reserva pioneira: para além de proteger e conservar a ecologia e os animais selvagens do deserto, a sua missão inclui também programas para preservação dos céus noturnos. Em consequência, foi premiado com o reconhecimento do IDA, o primeiro neste continente.

 

Grande Karoo (África do Sul)

O Grande Karoo é uma região semidesértica com planícies sem fim e um céu limpo. É lá que se encontra Sutherland, uma pequena cidade famosa pelas suas actividades de aventura, mas que a partir do momento em que acolheu o maior telescópio do hemisfério sul tem visto o número de turistas à procura das estrelas aumentar. Este grande olho não só é uma atracção turística, como também é utilizado por astrónomos, sendo capaz de explorar o espaço profundo, testemunhando o nascimento e morte de planetas, a observação de galáxias distantes ou ainda a gravação da escala e idade do universo a milhares de milhões de anos-luz de distância.

 

Deserto do Arizona (Estados Unidos da América)

Cenário emblemático dos filmes do faroeste e paragem obrigatória da Route 66, o Deserto do Arizona é também um local perfeito para assistir ao céu estrelado. Aqui a beleza do céu encontra-se com uma paisagem espetacular resultando numa experiência fora do comum.

Muitos dos parques que se estendem ao longo do deserto estão protegidos e são reconhecidos internacionalmente.

 

Deserto de Atacama (Chile)

Chile é um paraíso para os aficionados da astronomia. As suas características topográficas e climatéricas são ótimas para a observação do universo, sendo mesmo o primeiro destino da América do Sul com o rótulo Starlight. O Chile conta mesmo com mais de 30 observatórios, espalhados por todo o país, e alberga um terço de todos os telescópios do mundo. É no deserto de Atacama, onde estão instalados megatelescópios e observatórios, que se encontra o Observatório de Paranal – o maior observatório astronómico do universo. Aqui aos visitantes têm acesso a tours astronómicas para aprender a reconhecer as principais estrelas, os planetas e constelações.

 

Parque Nacional Aoraki / Mount Cook (Nova Zelândia)

Importante destino turístico para os amantes de escalada e montanhismo, o Monte Cook é berço da primeira reserva dos céus escuros do hemisfério sul, a Reserva Aoraki Mackenzie, considerada a maior do mundo. A partir daqui é possível observar alguns dos fenómenos nocturnos do hemisfério sul como a Aurora austral ou as nuvens de Magalhães. Todos os anos em Outubro a reserva recebe o Festival Starlight, um evento que celebra a criação da reserva com actividades educativas sobre as estrelas, o céu, os problemas da poluição luminosa, bem como a valorização do ambiente e do espaço exterior.

 

 

Alqueva- Alentejo

Notícias 

 

 

 

 

 

 

Outubro. O mês do laço rosa por uma (boa) causa

 

Em Outubro assinala-se a importância da prevenção do cancro da mama e, por isso,  várias as marcas associaram-se a esta causa e e assinalaram a data com o lançamento de colecções e produtos especiais. 

O objectivo é alertar para a importância da prevenção da doença e angariar fundos para ajudar as várias instituições ligadas à luta contra o cancro da mama. 


Marcas como a Avon, a Equivalenza, Diane von Furstenberg, Estée Lauder, Invisibobble. Pandora, Paul Mitchell, Stella McCartney, Swarovski e Mr. Wonderful e z.one concept juntaram-se a esta iniciativa e nas suas áreas de comercialização disponibilizam aos clientes produtos que podem ser adquiridos e que ajudam nesta causa. 

 

Para ajudar basta ir aos sites das marcas e ver como pode contribuir. 

 

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (depois do cancro da pele), e é a segunda causa de morte por cancro, na mulher.

 

Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.

 

Balmain para a H&M. Comece a sonhar

 

É uma das colecções mais esperadas do ano, já há muito anunciada nas redes sociais. O resultado da parceria entre a designer collaboration Balmain e a H&M chega agora às lojas.

 

Depois das campanhas divulgadas e da apresentação das modelos que seriam o rosto da colecção como Gigi Hadid e Kendall Jenner, descobriram-se todas as peças. 

 

O lançamento oficial da #HMBalmaination está agendado para dia 5 de Novembro e já há quem ande com a cabeça à roda pelas peças. 

 

Veja tudo aqui. 

 

O que atrai tantos turistas a Portugal? Venha descobrir

 

Portugal continua a estar no topo dos desejos turísticos dos nacionais e, sobretudo, dos estrangeiros. O sul do país é das regiões mais concorridas, especialmente durante o Verão. Mas acabada esta estação, será que os turistas ainda visitam o nosso país? A resposta é mesmo essa: sim!

 

Um estudo de Tendências de Verão 2015 do trivago revelou que, findo o verão, os portugueses procuram destinos tipicamente de Verão, como a região do Algarve, Albufeira e Monte Gordo, mas há também uma grande procura pela região do Alentejo, ao contrário do que acontece com os turistas estrangeiros.

 

As regiões do Centro e Lisboa dominam o resto do top. Já os Espanhóis parecem valorizar outras localidades, com características menos típicas da estação, com o Porto, o Norte de Portugal, Braga e Guimarães a estarem no top dos destinos mais procurados.  Ainda assim, as pesquisas pelo Algarve não deixam de estar presente. 

 

Franceses e Alemães apresentam pesquisas mais diversificadas. Segundo o maior comparador de preços de hotéis do mundo, as pesquisas pela capital, Invicta e região do Algarve são proeminentes em ambos os casos, mas os Franceses revelam ainda interesse por cidades como a Figueira da Foz, Coimbra ou Funchal. Os Alemães pesquisam ainda por localidades da região do Centro e Lisboa, bem como pela região da Madeira. Os Britânicos e Irlandeses parecem ter tendências de viagem semelhantes, uma vez que grande parte do top 20 é dominado por pesquisas pela região do Algarve - 14 no caso dos Britânicos e 10 nos Irlandeses. Para além de Lisboa e Porto, estes procuram ainda pela região da Madeira, ao contrário do que acontece com os espanhóis e portugueses. 

 

 

bottom of page